Construindo saberes: aulas de Robótica para crianças

Por Thays Voluz

“Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.” (Gênesis 6:14-16 NVI)

 Deus instruiu Noé a construir a arca. E como Ele o fez? Em Gênesis 6, vemos que Deus deu as dimensões da arca, além de descrever os materiais que deveriam ser utilizados. Ele deu a Noé a sabedoria e a competência de construtor. De igual maneira, Deus dá a cada um de nós a competência e sabedoria para que sejamos construtores. Ele permite que construamos grandes coisas e alcancemos lugares altos.

Neste ano, os alunos da Educação Infantil e 1º ano da Escola Batista Shalon estão vivenciando e desenvolvendo suas habilidades de construtores: eles agora têm aulas de ROBÓTICA!

No dicionário, Robótica significa “ciência e técnica da concepção, construção e utilização de robôs”. Na voz das crianças, “Robótica é construir coisas, robôs, é criar o que você quiser” (Luís Gustavo, 1º Ano).

Entusiasmados, eles dialogam sobre os vários robôs que já conseguiram montar, celebram seus êxitos e se demonstram ansiosos pelas próximas aulas. Em entrevista, contaram que o que mais gostam é “poder criar o que você imaginar, poder construir qualquer coisa” (Heloísa Piva, 1º ano).

Gislayne Machado, coordenadora pedagógica, comenta que “A inserção da robótica no processo de ensino-aprendizagem faz com que a criança busque estratégias para solucionar situações-problema, proporcionando um ambiente desafiador e contextualizado. Desenvolvendo, também, habilidades de pensar, raciocinar, executar e concluir, que farão diferença em seu cotidiano, estendendo-se à fase adulta.”